terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Bando De Teatro Olodum


Elenco de atores negros, agrupou-se em 1990 em colaboração como Grupo Cultural Olodum, tendo à frente os diretores Marcio Meirelles e Chica Carelli. Hoje conta com mais de 30 componentes, todos oriundos de oficinas e seleções promovidas regularmente. Com uma linguagem própria e contemporânea, o Bando já produziu cerca de 20 espetáculos de teatro - além de atuações no cinema e na TV - e ganhou expressão nacional.

Com o passar dos anos, o Bando de Teatro Olodum se desvinculou do bloco-afro, e passou a residir no Teatro Vila Velha. Graças à ocupação do Bando, o espaço foi revitalizado, em 1994 começou a ser reformado, e em 1998, reinaugurado. O Bando está no Teatro Vila Velha até hoje e por ele passaram grandes nomes, como o ator Lázaro Ramos, por exemplo.

Focado nas questões do negro brasileiro em seus diversos aspectos, o Bando, como é mais comumente chamado, desenvolve uma linguagem própria em um formato de Teatro Experimental Negro.

Vencedor do Prêmio Braskem de melhor espetáculo, Sonho de uma noite de verão (2006) está entre as produções recentes de destaque, assim como o primeiro espetáculo infanto-juvenil do grupo: Áfricas (2007). Merecem menções também Ó paí, ó!, que se tornou filme de longa-metragem e série televisiva, e Cabaré da RRRRRaça (1997) - o maior sucesso do grupo nos palcos.

Focado nas questões do negro brasileiro em seus diversos aspectos, o Bando, como é mais comumente chamado, desenvolve uma linguagem própria em um formato de Teatro Experimental Negro.

fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Olodum
http://www.teatrovilavelha.com.br/teatro/bando/bando.htm

Um comentário:

  1. O Olodum é um bloco-afro do carnaval da cidade do Salvador na Bahia. Foi fundado em 25 de abril de 1979 durante o período carnavalesco como opção de lazer aos moradores do Maciel-Pelourinho, garantindo-lhes assim, o direito de brincarem o carnaval em um bloco e de forma organizada. É uma Organização não Governamental (ONG) do movimento negro brasileiro.

    ResponderExcluir