quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Quem é Márcio Meirelles?


Márcio Meirelles é Diretor teatral, cenógrafo e figurinista. Nasceu em Salvador (Bahia), em 26 de maio de 1954. Começou a trabalhar com direção teatral na década de 70 e é um dos diretores mais atuantes do país. Responsável pela revitalização do tradicional Teatro Vila Velha, em Salvador, também criou, em 1990, juntamente com Chica Carelli o Bando de Teatro Olodum, grupo teatral baiano formado somente por atores negros, que surgiu a partir da realização de oficinas nos bairros da capital. Em 1994, assumiu a direção artística do Vila Velha, mesmo ano em que dirigiu o Show de Aniversário da Cidade de Salvador, com Caetano Veloso, Tom Zé e Carlinhos Brown.

Foi diretor artístico de shows individuais de Margareth Menezes, Daniela Mercury, Virgínia Rodrigues, e coletivos, como as comemorações dos 450 anos da cidade de Salvador e dos 50 anos da Petrobras. Alguns de seus espetáculos já foram apresentados em diversas cidades do Brasil e, no exterior, passaram pela Europa e pela África.

Entre seus atuais trabalhos no teatro, destaca-se: o espetáculo Ó Paí Ó, com o Bando de Teatro Olodum, cujo texto e projeto de encenação deram origem ao filme do mesmo nome, dirigido por Monique Gardemberg, com o ator Lázaro Ramos (que começou sua carreira justamente no Bando de Teatro Olodum).

Márcio Meirelles escreveu e dirigiu a peça Candances – A Reconstrução do Fogo, do grupo carioca Companhia dos Comuns, que virou samba-enredo do Salgueiro no carnaval de 2007. Também co-dirigiu, com Werner Herzog, o espetáculo Sonhos de uma Noite de Verão, uma versão negra e baiana da história de Shakespeare, premiada como Melhor Espetáculo pelo Prêmio Braskem.

Diretor do Teatro Castro Alves durante o Governo Waldir Pires, foi convidado pelo Governador Jaques Wagner para assumir a nova Secretaria de Cultura da Bahia em janeiro deste ano, em reconhecimento pelo seu trabalho para o desenvolvimento da cultura na Bahia.

Fonte: Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário